• estadodegoiasnotic

Após polêmica, Porta dos Fundos lança especial de natal “Teocracia em Vertigem”

Atualizado: há 4 dias

Meme da goiana “Senhora” é parodiado no novo especial de natal da produtora


Novembro 22, 2020

Cartaz mostra Jesus de costas e demais personagens segurando placas em manifestação além de citações reais de pastores como Malafaia e Flordelis


Da redação


Depois do controverso especial de natal 2019 do Porta dos Fundos “A primeira tentação de Cristo”, produtora resiste e marca data para lançamento do "Teocracia em Vertigem", novo filme, com direito a lançamento de trailer e estreia para 10/12/2020 na plataforma da própria produtora: youtube.com/portadosfundos.


Em 2019, a exibição do "Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo", feito por Porta dos Fundos e Netflix, quase foi tirada do ar por determinação do TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), que havia julgado procedente o pedido de retirada do programa da plataforma de streaming. O STF reformou a sentença.


A obra de ficção humorística retrata Jesus como homossexual e foi alvo de críticas de setores religiosos da sociedade, que consideraram desonrosa a associação de Cristo com a comunidade LGBTQ+. O julgamento ocorreu a pedido da própria Netflix, que fez uma reclamação contra a tentativa de censura de seu especial. O conteúdo não chegou a sair do ar.



STF


O STF autorizou a exibição quando reverteu a decisão do TJRJ por unanimidade entendendo que a obra se constitui em mera crítica, realizada por meio de sátira, a elementos caros ao cristianismo e que por mais questionável que possa vir a ser a qualidade desta produção artística, não foi identificado em seu conteúdo fundamento que justifique qualquer tipo de ingerência estatal, graças a um entendimento proferido pelo ministro Dias Tofolli.


Atentado


Posteriormente, um prédio que abriga a sede da produtora do Porta dos Fundos sofreu ataques com coquetéis molotov na madrugada do dia 24/12/2019, véspera de Natal. Ninguém ficou ferido. O local fica no bairro de Humaitá, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro e teve desfecho com direito à prisão do extremista acusado de atentado à sede da produtora, Eduardo Fauzi, pela Interpol em Moscou.


Após muita polêmica com a exibição no ano passado, a Netflix decidiu não exibir a atração este ano.


No especial de Natal "A Primeira Tentação de Cristo" (2019), Jesus Cristo (Gregório Duvivier) era um homem gay. O grupo humorístico promete repetir a dose com "Teocracia em Vertigem" este ano.

A atração tornou-se o conteúdo brasileiro mais visto da história do serviço de streaming.

Teocracia em Vertigem

O novo especial de Natal do Porta dos Fundos “Teocracia em Vertigem" ganha trailer hilário, cheio de referências ao governo Bolsonaro e à política atual.


"Teocracia em Vertigem" é uma paródia do documentário “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, que trata do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e concorreu ao Oscar neste ano. A nova produção humorística parece estar focada em contar “a verdadeira história por trás do golpe que levou à crucificação de Jesus Cristo”, com o auxílio da sátira e do cômico.

O roteiro é de Fábio Porchat, e segundo o UOL serão mais de 25 “depoimentos” de figuras bíblicas — inclusive os apóstolos de Cristo — falando sobre o tal golpe que crucificou o ícone religioso.

Trailer

No trailer lançado pode-se ver cenas da escolha de Barrabás e não de Jesus Cristo para ser crucificado pelos judeus, cuja paródia lembra o dia da votação do impeachment de Dilma Rousseff além de abordar o caso sobre o cheque de 89 mil na conta de Michelle Bolsonaro.



Meme da goiana “Senhora”


O especial também faz paródia com o meme “Senhora” cuja reportagem aborda a rotina de uma servidora da Assembleia Legislativa de Goiás, Edinair Maria dos Santos, que foi flagrada durante três dias batendo o ponto na Alego e indo embora logo em seguida. Ao ser questionada pela repórter Renata Costa, a senhora foge correndo e a jornalista corre atrás dela.


A imagem se tornou viral depois que a servidora pública, apontada como funcionária fantasma, fugiu correndo de uma jornalista da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo em Goiás, durante uma reportagem.


Já o cartaz mostra Jesus de costas e os demais personagens do filme segurando placas em manifestação. A imagem ainda traz citações reais ditas pelo Pastor Sargento Isidoro, por Flordelis e por Silas Malafaia sobre o especial de Natal de 2019.


Confira o trailer de lançamento:



19 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco

@2020 - Apaixonadamente criado por IPÊ-ESTRATÉGIAS