• estadodegoiasnotic

Estado de saúde de Maguito se agrava com sangramento pulmonar

O prefeito eleito de Goiânia passou por cirurgia durante a madrugada desta sexta-feira (11/12)


Dezembro 11, 2020

Estado de Maguito Vilela se agrava após sangramento pulmonar nesta quita-feira (10/12)


Por Silvana Marta


Segundo o médico Marcelo Rabahi, que acompanha o paciente no Hospital Albert Einstein onde ele está internado, o político encontra-se com um quadro “mais grave do que antes”.

“Ele teve um hematoma (sangramento pleural) que foi drenado, e isso foi insuficiente para o controle do quadro. Então foi decidido por uma videotoracoscopia. Com isso foi controlado o sangramento”, afirmou o médico.


Sangramento


No boletim divulgado pelo hospital na noite desta quinta-feira, Maguito havia apresentado sangramento pulmonar e “nova instabilidade hemodinâmica”. Diante disso precisou fazer exames e posteriormente foi submetido à cirurgia.

A hemodinâmica nada mais é que um conjunto de componentes físicos que constituem o bombeamento de sangue no sistema cardiovascular em específico. Nesse sentido, diz respeito à pressão arterial, frequência cardíaca, fluxo sanguíneo, entre outros.


Daniel Vilela


Ainda na quinta-feira, Daniel Vilela, filho de Maguito e presidente do MDB Goiás, havia dito que o pai, durante uma visita, “demonstrou uma plena consciência em relação à eleição e ao fato de ser o prefeito eleito”. Daniel também disse que quando informado sobre o assunto, Maguito “deu um sorriso e fez um gesto afirmativo”.


Quadro clínico atual


Maguito Vilela encontra-se traqueostomizado, com ventilação mecânica em modo protetor e diálise contínua, para auxiliar o funcionamento dos rins. Na noite de quinta-feira teve um sangramento pleural cuja drenagem foi insuficiente para controle do quadro. Por isso, após a realização de exames, foi submetido a uma videotoracoscopia para controle do sangramento. De acordo com o médico que o acompanha, Marcelo Habahi, o estado do paciente “está estável agora, mas mais grave que antes”.



10 visualizações0 comentário