• Drika 76

Segundo IBGE, goianos tiveram mais acesso à saúde em 2019

O dado faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada nesta sexta-feira (04/09), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)



O Estado de Goiás lidera o ranking nacional de pessoas que procuraram e conseguiram atendimento médico no Brasil. Em comparação aos demais Estados e ao Distrito Federal, a população goiana foi a que mais conseguiu ser atendida no ano passado.

De acordo com o estudo, cerca de 1,1 milhão de goianos procuraram atendimento de saúde nas duas últimas semanas anteriores à data da pesquisa. Destes, 90,1% conseguiram atendimento. O número está acima da média nacional, que foi de 86,1%. Ao lado de Goiás está Mato Grosso do Sul, que também registrou o mesmo índice, ao atender 415 mil pessoas no período avaliado pela pesquisa.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, o trabalho da atual gestão garantiu o investimento de 12,01% da receita corrente líquida do Estado de Goiás em ações e serviços públicos de saúde, totalizando o pagamento efetivo de R$ 2,28 bilhões no ano passado.

Para o secretário da saúde do estado, Ismael Alexandrino, esses dados são resultados dos pilares da gestão da saúde de Goiás: a regionalização e a busca da eficiência operacional e financeira das unidades.


Pesquisa Nacional de Saúde


A PNS visa coletar informações sobre o desempenho do sistema nacional de saúde no que se refere ao acesso e uso dos serviços disponíveis e à continuidade dos cuidados, bem como sobre as condições de saúde da população, a vigilância de doenças crônicas não transmissíveis e os fatores de risco a elas associados.


O estudo foi realizado pelo IBGE em convênio com o Ministério da Saúde. A coleta dos dados ocorreu entre 26 de agosto de 2019 e 13 de março de 2020.


Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco

@2020 - Apaixonadamente criado por IPÊ-ESTRATÉGIAS