• estadodegoiasnotic

Tempestade: Goiás, Mato Grosso e Rondônia

O INMET divulgou alerta laranja para o fim de semana


Outubro 16, 2020

Fim de semana com nuvens carregadas e temporais


Silvana Marta

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou um alerta de tempestade para os estados de Rondônia, Mato Grosso, grande parte do Goiás e parte do Tocantins.

A presença de uma frente fria perto do litoral do Espírito Santo e a circulação de ventos sobre o Brasil, em vários níveis da atmosfera, vão ajudar a manter e a formar as nuvens carregadas que já estão sobre o Sudeste. A pressão do ar tem forte queda entre o Brasil e o Paraguai e isto vai estimular mais nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil, o Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e o Mato Grosso.

O ar úmido e quente que está espalhado pelo centro-norte do Brasil forma outras nuvens carregadas com potencial para provocar temporais.


Temperatura


Esta sexta-feira (16/10) terá temperatura mínima de 21º e máxima de 34º. A tendência é que a temperatura caia nos próximos dias.


Duração


O aviso começou às 11:00h da manhã de terça.

O INMET publicou aviso iniciando em: 15/10/2020 11:30. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos e alta probabilidade de arco-íris.


Recomendações


→ Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).


→ Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.


→ Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


20 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco

@2020 - Apaixonadamente criado por IPÊ-ESTRATÉGIAS